O prefeito Odelmo Leão entregou, ao lado do presidente da Câmara, vereador Zezinho Mendonça e do empresário Ary de Castro Santos Júnio, na tarde da segunda-feira, 12 de junho, a “Grande Medalha Ary de Castro Santos” ao ex-Procurador-Geral do Município, advogado, ex-vereador e historiador, Dr. Oscar Virgílio Pereira. Criada por meio do Decreto nº 19.493, de 29 de novembro de 2021, a honraria foi idealizada com intuito de homenagear pessoas reconhecidas por prestarem serviços relevantes à sociedade e contribuírem para o desenvolvimento socioeconômico do município.
Dr. Oscar Virgílio Pereira tem 90 anos de idade e foi Procurador-Geral do Município nas gestões Odelmo Leão e Virgílio Galassi, além de ocupar os cargos de assessor jurídico e secretário de administração na gestão do ex-prefeito Renato Freitas e Procurador Jurídico da Universidade Federal de Uberlândia. Ele recebeu a distinção que leva o nome do empresário uberlandense Ary de Castro Santos, fundador do Grupo Paranaíba de Comunicação.
“Dr. Oscar Virgílio sempre foi um homem à frente do seu tempo e nós temos a obrigação de dar o devido reconhecimento a quem faz parte da nossa história, que ajudou Uberlândia a seguir no caminho do progresso, porque foi mediante a dedicação de homens como ele que viramos referência nacional em vários segmentos. Só para se ter uma ideia, ele auxiliou na criação da nossa Lei Orgânica Municipal (1989) e participou da realização de grandes obras para a nossa cidade, como Estação de Tratamento de Água Sucupira, a Praça Sérgio Pacheco e o Terminal Rodoviário Castelo Branco (1976)”, revelou o prefeito.
Dr. Oscar Virgílio, por sua vez, agradeceu a homenagem: “fico muito lisonjeado, ainda mais por recebê-la das mãos do prefeito Odelmo Leão, uma figura ímpar na história de Uberlândia. Tanto ele quanto eu sabemos que não é possível fazer nada sozinho. Digo que cada um de nós é como um grão de areia nesta imensidão, pois através dos pequenos grãos de areia são formadas as grandes edificações”, disse.
Dr. Oscar Virgílio é autor de um importante registro sobre a criação e a formação moderna de Uberlândia, o livro “Das sesmarias ao pólo urbano: formação e transformação de uma cidade”. Além disso, sempre atuou, no campo jurídico, no apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.