Açúcar e seus processos inflamatórios

O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, está ligado ao aumento do risco de ter problemas como diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre.Além do açúcar branco, o consumo excessivo de produtos doces ricos em açúcar, como mousses e bolos, também é prejudicial à saúde, sendo necessário evitar esses alimentos para manter o corpo saudável e evitar o excesso de peso.


Por que o açúcar vicia o cérebro?

O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.

Além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.Altamente calórico, sem nenhum valor nutricional, inflama seu corpo, coloca você cada vez mais perto de ter uma resistência insulínica, prejudica sua pele, aumenta o risco de depressão… a lista de malefícios simplesmente não acaba. E é pra tudo isso que você abre a porta do seu corpo quando consome açúcar pela mísera recompensa de um “bem estar” extremamente passageiro e viciante.

Nosso corpo reage à presença do açúcar no sangue e acaba tendo reações inflamatórias que acarretam mudanças prejudiciais à nossa saúde, como por exemplo:Ele inflama as artérias e as veias, aumentando o risco de varizes, de infarto e de derrame.

Ele mexe com nosso desempenho sexual, prejudicando o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de disfunção erétil nos homens e alterando o pH vaginal nas mulheres.

Ele nos causa dor e prejudica nossas articulações. As citocinas inflamatórias liberadas por ele na corrente sanguinea aumentam nossas dores e agravam a artrite.

Ele faz mal aos nossos rins, prejudicando o fluxo sanguíneo, ele atrapalha os rins de fazer sua filtragem. O diabetes é uma das principais causas da insuficiência renal.

Ele nos envelhece. A reação das proteínas com o açúcar no nosso sangue favorecem o envelhecimento precoce da nossa pele.

É muita coisa, né? Meu papel aqui é lembrar você todo dia da importância de se manter uma vida mais saudável, visando aquilo que lhe faz bem. E o açúcar refinado não é uma delas!

Maria Angélica Tillmann

Nutricionsta CRN/MG8696

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *