OS COMPORTAMENTOS E OS HÁBITOS

OS COMPORTAMENTOS E OS HÁBITOS.

OS COMPORTAMENTOS E OS HÁBITOS.

 

Olá Pessoal, vamos entender um  pouco mais sobre os nossos comportamentos e os nossos hábitos, se todos os comportamentos humanos são resultados de interação de muitas variáveis (genética, ambiente, psique etc.). Uma das questões que se destaca nos impulsos e predisposições para comportamentos são os hábitos. Hábito é o comportamento que determinada pessoa aprende e repete frequentemente sem pensar como deve executá-lo, e é geralmente inconsciente.

O hábito difere do instinto, que é um comportamento inato, não aprendido, prestem atenção, os estudos mostram que muito do que fazemos diariamente não envolve decisões, e sim hábitos que nos permitem executar uma série de tarefas. Eles podem ser compreendidos como rotinas neurológicas para execução de tarefas, ou ferramentas de aprendizado.

Nosso cérebro tenta converter atividades rotineiras em hábitos para “poupar” energia. O conceito de hábito alimentar como os costumes e modo de comer de uma pessoa ou comunidade (geralmente inconsciente, sem pensar). Deve-se considerar que uma relação entre a genética e o ambiente contribuirá para a determinação de hábitos e comportamentos alimentares. Temos dificuldade em mudar hábitos e comportamentos, porque geralmente são inconscientes e nos fazem agir de forma automática (como abrir a geladeira ao passear pela cozinha, parar de comer somente quando o pacote acaba etc.), portanto muitas vezes nem nos damos conta de sua existência, e precisamos que alguém nos aponte para que possamos tomar consciência do fato.

Dessa forma, o primeiro passo para a mudança deve ser a consciência. Isso acontece porque, ao trabalhar a mudança de comportamento alimentar, precisamos também entender as crenças e os afetos relacionados, e como os hábitos foram construídos. Dessa forma, entender como se processam nossas escolhas com relação à comida também prescinde do conhecimento de atitudes, comportamentos e hábitos.

E é isso que torna o trabalho do Nutricionista Clinica Comportamental tão minucioso e fundamental na vida do paciente. “Eu quero, portanto eu faço, e Você” … (Bento Augusto).

Uma semana maravilhosa, recheada de mudanças de comportamentos alimentares consciente.

Dra Alessandra Carneiro

Nutricionista Clinica Master PNL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *