World Cosplay Summit: Uberlândia Shopping será palco do concurso de cosplay que leva vencedores para o Japão

Em parceria com a Saphyr Shopping Centers e com a Geek+, seletivas acontecem em oito cidades diferentes; em Uberlândia o evento acontecerá domingo, 26 de março.

O World Cosplay Summit (WCS), maior e mais tradicional concurso de Cosplay do mundo, chega à 20ª edição com seletivas regionais confirmadas. Criado para celebrar a cultura pop japonesa através da arte do Cosplay, o concurso tem mais de 50 nações participando anualmente e disputando o título de melhores do mundo. No Brasil, as seletivas acontecem em parceria com a Saphyr Shopping Centers e com a Geek+ em oito cidades. Em Uberlândia, o Uberlândia Shopping será palco de uma das seletivas no dia 26 de março, das 15h às 18h30. Além da apresentação das duplas, o evento contará com palestras, painel sobre o mercado Cosplay/Geek no Brasil (com Mônica Somenzari, Ana Luiza ‘nahluamui’ e Sara ‘Foxyi’) e concurso mundial World Cosplay Summit Brasil (seletiva regional), com performance de cosplayers em dupla e “Quiz” com premiações.

O evento contará com a presença do apresentador Leon Marttins (@leonmarttins), que é cosplayer e cosmaker há mais de 10 anos. Com carreira reconhecida nacionalmente, Leon cria conteúdo oficial para empresas como a Riot Games. Ele também é estilista, e se dedica a projetos especiais em seu próprio ateliê.

Também participará do World Cosplay Summit, Ana Luiza Amui, mais conhecida como ‘Nahluamui’. Cosplayer há 7 anos e cosmaker e costureira há 3 anos, traz vida a cosplays de League of Legends e cria conteúdo de Genshin Impact. Teve início no mundo cosplay aos 13 anos, influenciada pela cultura geek e desde então cria e expande seu conteúdo para as redes sociais. Ela atuará como jurada.

Quem também atuará como jurada será Sara Cristina (@foxyi_br), mais conhecida como Foxyi. Ela é cosplayer, influencer e streamer. Iniciou sua carreira como cosplayer há 6 anos trazida pela paixão por League of Legends, e conquistou várias medalhas locais e o segundo lugar no concurso da BGS em 2022. Além disso, diariamente produz conteúdo sobre o universo geek e gamer.

Outra cosplayer que marcará presença é Mônica Somenzari (@mosomenzari). Há mais de 15 anos nessa arte performática, Mônica foi tricampeã mundial de cosplay, duas vezes campeã do WCS. Atualmente, ela divide seu tempo entre a carreira profissional de cosplayer, fotógrafa e personal trainer.

As inscrições já estão abertas. Para mais informações e consulta do regulamento: https://seletivas.wcsbrasil.com.br/home e siga o perfil no https://www.instagram.com/worldcosplaysummitbrasil/ e https://www.tiktok.com/@worldcosplaysummitbrasil/.

Brasil na liderança
Presente na competição desde 2006, o Brasil é um dos países a se consagrar campeão mais vezes, tendo alcançado três títulos mundiais nos anos de 2006 (na estreia), 2008 e 2011.  Produzido pela Agência Geek+, a primeira agência brasileira especializada no universo Geek, o evento conta com o apoio de uma equipe com mais de 20 anos de experiência em todos os segmentos do mercado, como cultura pop, games, tecnologia e cultura asiática, além da vasta experiência dos sócios no tema.

Originalmente conhecido como um concurso de Cosplay com performance, o WCS envolve não apenas trajar-se como personagens, mas também interpretá-los em uma cena de até 2 minutos com o uso de coreografias, efeitos especiais, música, jogo de luz e o uso de um telão no qual um vídeo de apoio pode ser exibido, sendo tudo isso planejado e construído pela dupla de competidores, com o intuito de recriar a atmosfera de suas séries favoritas e imergir o espectador no show.

 As duplas concorrem nas seletivas regionais distribuídas em quatro estados pelo Brasil em busca da vaga na grande final, que acontecerá em São Paulo, em maio deste ano. Os vencedores serão consagrados com o título de campeões nacionais e terão sua ida com tudo pago à sede do WCS, em Nagoia, no Japão, com tudo pago, além de uma premiação de R$ 3.500,00 para a dupla, para carregar o manto do Brasil e competir contra as demais duplas em busca do grande título mundial.

O que é cosplay?
O termo tem origem na contração de COSTUME (fantasia) + PLAY (atuar), e tem como definição o ato de se vestir como e interpretar um personagem fictício, seja ele de um filme, série, anime, mangá, livro ou jogo. O segmento tem se popularizado no Brasil com o advento dos grandes varejos chineses, aproximando o público dessa apaixonada forma de arte e expressão. Atualmente, o mercado em torno do segmento é vasto e rico, envolvendo profissionais de diversas áreas, como figurinistas, costureiras, modelistas, fotógrafos, maquiadores, filmmakers e muitos outros.

Regulamento do WCS
– Ter 18 anos ou mais no dia da final, que acontece 27 de maio
– Participante deve ter passaporte válido para todas as viagens
– Dupla precisa dar detalhes da apresentação e personagens no ato da inscrição
– A final tem como temática origens japonesas (jogos, animes, mangás, etc.)
– Inscrição gratuita
– Vagas são limitadas para finais

Confira datas e locais das seletivas:
– 25/03/2023 – Uberaba Shopping – Uberaba/MG
– 26/03/2023 – Uberlândia Shopping – Uberlândia/MG 
– 1º/04/2023 – Shopping Metrô Tucuruvi – São Paulo/SP
– 1º/04/2023 – Super-Con João Pessoa – Espaço Cultural José Lins do Rego – João Pessoa/PB
– 02/04/2023 – Patio Cianê Shopping – Sorocaba/SP
– 16/04/2023 – Shopping Paralela – Salvador/BA
– 22/04/2023 – Supershopping Osasco – Osasco/SP
– 29/04/2023 – Shopping Granja Vianna –  Cotia/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *