O maior concurso de “butecos” do Brasil aconteceu simultaneamente em 21 bares de diversas cidades do país.
O evento deixou marcas positivas neste setor, que tanto sofreu com os impactos da pandemia. No triângulo mineiro, especificamente em Uberlândia e Araguari, o evento aconteceu de 08 de abril a 01 de maio, movimentando os bares em menos de um mês de evento com mais de 11 mil votos computados.
No ano passado, mesmo com pandemia, o Comida di Buteco obteve resultados surpreendentes: foram 480 “butecos” participantes, 400 mil votos, 4500 empregos gerados, 250 mil petiscos vendidos, mais de 4 milhões de pessoas impactadas, sem contar as 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.
Para esse ano, a organização do evento apostou em uma expansão, com objetivo de retomar e fortalecer o segmento, que sofreu muito com a pandemia. Por isso, o tema escolhido foi “Buteco Vive”. “O tema remete ao nosso objetivo, que é transformar vidas por meio da cozinha de raiz, mostrar que o “buteco” é uma extensão da nossa casa, valorizando a cultura do “buteco’”, explica um dos organizadores, Toninho Simão.
O Ganhador
Nesta edição de 2022 o ganhador foi o 14 Bis, o qual foi premiado com o seu prato coxinha de rabada, no segundo lugar Bar do Betão, com a Costelinha do Betão, e terceiro Sal e Brasa de Araguari, com o bolinho de feijoada. Tivemos também a premiação do desafio feito pela Cachaça 51, da caipirinha perfeita, que ficou com o Caminho D’Casa, o qual foi o ganhador do concurso do ano passado. Já o desafio da Calabresa feito pela Seara teve dois ganhadores, em primeiro lugar o Bar do Betão e em segundo lugar o Bar do Carlinhos.
Nesta edição o concurso contou com a participação das marcas Piraquê, McCain, Seara, Santander, Heinz, Zero Cal, Reserva 51, Chandon e promoção da Globo.
Em 2023 teremos mais uma edição, a 15ª , onde realizará mais uma eleição do Melhor Buteco do Brasil! Onde teremos 45 bares sendo confirmados da região de , sendo 30 de Uberlândia e 15 de Araguari . Mostrando que essa cultura de raiz sempre vive, e sempre buscando o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração!
Zero-Cal
Parceira do Comida di Buteco desde 2017, Zero-Cal é a linha de adoçantes líder de mercado no Brasil e a mais lembrada pelos consumidores nessa categoria há 18 anos. Em 2022, a marca patrocina o Concurso em âmbito nacional pela primeira vez. Com isto, Zero-Cal reforça seu compromisso em valorizar o bem-estar e oferecer um portfólio completo desde as substâncias mais tradicionais, até as mais naturais, para diferentes perfis de consumidores em todo o país. Os produtos da linha são especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam equilibrar a alimentação, mas sem abrir mão do sabor. Com foco em gerar a experimentação e engajamento com o público, Zero-Cal estará presente durante o evento com sugestões de drinks e, também, sucos e cafés para quem optar por bebidas não alcoólicas.
Santander e Gastronomia
Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.