Tabagismo e consumo excessivo de álcool são os principais fatores de risco de câncer bucal

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Maio Vermelho, mês de conscientização do câncer de boca, alerta sobre cuidados para prevenir a doença

De acordo com  estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) a cada ano do triênio 2020-2022  serão diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres. A maioria dos casos acontecem  entre 55 e 63 anos de idade, sendo os principais locais de diagnóstico a língua, amígdalas, orofaringe, gengivas e assoalho da boca.

Cerca de 90% das pessoas com câncer bucal consomem tabaco, segundo a Fundação do Câncer de Boca do Reino Unido e, além do tabagismo, na lista de maus hábitos relacionados ao desenvolvimento da doença, está o consumo de bebidas alcoólicas, excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV. Neste mês, Maio Vermelho visa conscientizar sobre a doença que está entre os dez tipos de câncer mais comuns no país.

“É considerado câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) os tumores localizados na língua, lábios, estruturas da boca como gengivas, bochechas, céu da boca e região embaixo da língua. Os sintomas da doença incluem o aparecimento de nódulos, feridas não cicatrizadas e dor de garganta persistente. É importante ressaltar que, mesmo que alguns desses sintomas sejam causados por outras condições clínicas, a permanência e/ou reincidência deve servir de alerta.” explica o Dr. Fernando Maciel, oncologista da Oncoclínicas Uberlândia.

O especialista  também reforça sobre a importância da conscientização desse tipo de câncer e seus principais sintomas para um diagnóstico precoce: “O câncer de boca, assim como tantos outros tipos de tumores, quando detectados precocemente têm mais chances de cura, e o que vemos atualmente é um alto índice de pacientes que, por não procurarem orientação médica no início dos sintomas, acabam sendo diagnosticados tardiamente. Os primeiros sinais podem ser identificados ainda na fase inicial, por isso, é necessário estar atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração, até o surgimento de lesões parecidas com afta, que não cicatrizam em até 15 dias”, destaca.

A maioria dos casos da doença acontece em fumantes e ex-fumantes, assim, a forma mais eficaz de prevenção é evitar o consumo de tabaco. Além disso, bebidas alcoólicas devem ser evitadas e outros cuidados constantes devem ser tomados com a boca e os dentes. Por isso, é fundamental adotar medidas como::

  • Evitar exposição ao sol sem proteção nos lábios;
  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Utilizar o fio dental (ao menos uma vez ao dia);
  • Manter hábitos alimentares saudáveis.

O tratamento inicial, na maioria das vezes, é cirúrgico, tanto para lesões menores quanto para tumores maiores. “Portanto, o cirurgião será o profissional que vai avaliar o estágio da doença e, aliado a exames complementares, determinarão o tratamento mais indicado. Há  casos em que além do procedimento cirúrgico, será necessário a realização de radioterapia para complementar o procedimento e obter melhor resultado curativo.”, acrescenta o médico.

Independente da situação, todas as etapas do tratamento devem ter a participação de vários profissionais de saúde, visando prevenir complicações e sequelas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *