Compartilhar com outras pessoas as dificuldades e as superações de algo em comum, principalmente quando trata-se de uma doença, ajuda a encarar com mais facilidade o dia a dia. Há cerca de um mês, o Centro Vida – Reabilitação em Saúde desenvolve um grupo de acolhimento e atividades para pacientes diagnosticados com doença pulmonar crônica e que fazem uso do oxigênio domiciliar.
O grupo acontece com até seis paciente e é conduzido por uma equipe multiprofissional, que trabalha semanalmente com temas de educação em saúde. Após o bate-papo, eles fazem atividades manuais e, posteriormente, as de reabilitação pulmonar. A reabilitação é essencial, pois permite ao paciente a manutenção da independência e capacidade de realizar atividades no dia a dia.
Atualmente, estão ativos três grupos, sendo um na terça-feira, das 10h30 às 12h, e os outros na quarta, das 10h30 às 12h e das 15h às 16h40. Segundo a coordenadora do Centro Vida, Vanessa Reis, o grupo é para pacientes que fazem o uso do oxigênio domiciliar, seja pós-Covid ou não. “O grupo acontece para os pacientes que ainda estão em tratamento, pois percebemos que seria bom para eles se sentirem mais acolhidos e, principalmente, compartilhar as vivências e fazer a reabilitação em grupo. Quando eles veem que outras pessoas também tem um sentimento parecido, dão suporte um ao outro e a melhora da qualidade de vida é mais perceptível”, comentou.
A aposentada Eneide Silva Fernandes, de 53 anos, é uma das integrantes do grupo. Diagnosticada com enfisema, devido ao uso prolongado do cigarro, e com apneia obstrutiva do sono, ela vê a melhora que a reabilitação e grupo tem feito em sua vida. “Antes eu não conseguia ir até o portão da minha casa. Era dependente da minha filha para tudo. Iniciei a reabilitação há alguns meses, e estou muito feliz de poder realizar atividades simples dentro da minha casa. Agora, com o grupo, que faço parte há um mês, eu compartilho a minha história com os outros, aproveito para aliviar a cabeça nos trabalhos manuais, e ainda faço a reabilitação com outras pessoas ao mesmo tempo”, relatou.
Centro Vida
Inaugurado em setembro de 2021 pela Prefeitura de Uberlândia, o Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde é o primeiro de Minas Gerais com atendimento exclusivo para pacientes diagnosticados com Covid-19 que precisam de cuidados contínuos após a alta hospitalar. Com uma equipe multiprofissional, o espaço é referência para a reabilitação cardiovascular, respiratória e motora de pacientes que foram diagnosticados com Covid-19 e que precisam de algum tipo de cuidado após a internação.
A equipe do Centro Vida é formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, médicos e enfermeiros, a fim de oferecer um acompanhamento completo para que o paciente recupere a saúde, a reinserção social e tenha qualidade de vida.
Localizado no centro de Uberlândia, na avenida Rio Branco, nº 49, o Centro Vida funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.