A última semana marcou o início dos atendimentos a pacientes de pós cirurgia cardíaca no Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde. No espaço criado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é realizada avaliação da capacidade cardiorrespiratória, funcional e física, respeitando os limites do paciente. O objetivo é promover a reabilitação para melhor qualidade de vida do paciente.
Os pacientes recebidos para a reabilitação são oriundos Hospital e Maternidade Municipal Doutor Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC). O atendimento clínico-funcional inicial abrange a realização de testes funcionais. O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar de médico, fonoaudióloga, enfermeira, fisioterapeutas, assistente social e psicóloga que receberam treinamento especializado em reabilitação cardíaca no início deste ano.
“É muito importante o paciente ter esse atendimento o quanto antes para reestabelecer todas as funções cardiorrespiratórias o mais rápido possível e, também, em relação à educação em saúde focada na qualidade de vida. Com esses trabalhos no Centro Vida, diminuímos os riscos de novas complicações”, destacou a coordenadora e fisioterapeuta Vanessa Soraya.
Primeiro paciente
O aposentado Carlos Roberto Ferreira, de 71 anos, foi o primeiro paciente atendido logo no início da manhã. O agendamento foi feito assim que ele recebeu alta hospitalar. O idoso passou por cirurgia de revascularização miocardia no HMMDOLC, após sofrer um enfarto triarterial seguido de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.
“No hospital, fui muito bem tratado na UTI e enfermaria. E aqui no Centro Vida, eu não estou nem querendo ir embora. Eu nunca tinha feito uma sessão de terapia, e aqui está sendo muito descontraído”, pontuou.
Centro Vida
Inaugurado em agosto de 2021, o Centro Vida realiza ainda atendimento pós-covid e sequelas (respiratória, neurológica, ortopédica e psicológica) a pacientes oriundos da rede municipal através de matriciamento. A equipe é formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, médicos e enfermeiros, a fim de oferecer um acompanhamento completo para que o paciente recupere a saúde, a reinserção social e tenha qualidade de vida.
O setor que realiza a dispensação de equipamentos de oxigenoterapia e ventilação mecânica não invasiva também faz parte do Centro Vida, para facilitar o acesso às famílias e aos pacientes.
Localizado no centro de Uberlândia, na avenida Rio Branco, nº 49, o Centro Vida funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.