Calor e mudanças de hábito podem causar doenças no coração
Para muitas pessoas, o verão é a estação mais aguardada. Mas é preciso aproveitar os dias mais quentes do ano sem descuidar da saúde, principalmente a do coração. Isso porque as altas temperaturas podem estimular maus hábitos, como na alimentação e excesso de frituras e bebidas alcoólicas. Além disso, muitos aproveitam a época para iniciar a prática de atividade física sem consultar um médico, aumentando a possibilidade de desenvolver doenças cardíacas.
“Consumir muita bebida alcoólica, por exemplo, pode acarretar uma arritmia cardíaca, principalmente nas mulheres, pois este grupo possui menos água no corpo do que os homens, fazendo com que o álcool fique mais concentrado”, contou o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior.
Já para os “atletas de verão”, aquelas pessoas que só praticam atividade física nessa estação, os cuidados precisam ser redobrados. Além disso, é preciso ter cautela no consumo de comidas típicas da época, como os frutos do mar, com alto teor de colesterol.
“O ideal é procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade física, para evitar problemas cardíacos e até morte súbita. Além disso, faça a ingestão de alimentos saudáveis, sem gordura e sem excesso de sal. Durante o verão, o corpo pode sofrer com o calor e altas temperaturas, por isso, beber bastante água ajuda a manter a pressão arterial e a frequência cardíaca em seus índices normais”, completou o cirurgião cardiovascular.
Já as pessoas com antecedentes de doenças cardiovasculares ou com fatores de risco, como obesidade, colesterol e triglicérides altos, além do tabagismo, podem ter o problema agravado pela quebra da rotina no verão.