Vem aí a 5G!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A 5ª geração móvel é considerada uma das maiores inovações da década e será fundamental no cenário de recuperação econômica global

Mais que uma simples evolução das redes atuais, a tecnologia de quinta geração móvel (5G) traz um mundo de possibilidades para a sociedade

  • De grandes empresas à nossas casas;
  • De grandes corporações aos nossos smartphones;
  • De grandes máquinas a pequenos dispositivos de internet das coisas.

Tudo estará enlaçado com conexões ainda mais estáveis, proporcionando experiências mais imersivas e de alta qualidade, aliadas à ampla cobertura.

Entenda o 5G

A ideia do 5G é fazer uma infraestrutura que não necessariamente deixa de lado as que já existem. Ele reutiliza tudo o que vinha sendo usado nas outras gerações [4G, 3G, 2G] e acrescenta novas.

O 5G é a nova geração das redes móveis. Um dos principais ganhos, sem dúvida, é a velocidade no tráfego que pode ser até 100 vezes superior em relação ao 4G. Mas não se trata apenas disso, essa velocidade maior também permite aumentar o número de dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Outro diferencial do 5G é a latência (tempo de resposta) entre a solicitação de uma informação à rede e o retorno daquele dado, que pode ser de 1 a 3 milissegundos (no 4G, de 35 a 55 milissegundos), o que abre portas para uma série de aplicações críticas, onde a rapidez e a estabilidade nas conexões são fundamentais.

Quais os benefícios das redes 5G?

Óculos de realidade aumentada, carros autônomos, monitoramento de saúde via wearables, realidade virtual móvel, vídeo chamadas com qualidade cristalina, carregamento instantâneo de conteúdos, mídia e entretenimento muito mais realistas, as cidades, o campo e as indústrias muito mais inteligentes, conteúdos da educação imersivos, a internet das coisas (IoT) nas ruas e em nossas casas: essas são algumas das tecnologias que serão potencializadas pelo 5G e irão transformar a realidade da sociedade, pessoas e negócios.

A quinta geração móvel é considerada uma das maiores inovações da década e será fundamental no cenário de recuperação econômica global.

Quando chegará ao Brasil?

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é de que o 5G funcione nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022. Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029.

Ao todo, 15 empresas arremataram lotes de frequências do 5G, com destaque para as operadoras já conhecidas nacionalmente como Algar Telecom, Claro, TIM e Vivo, que ficaram com as principais faixas do espectro.

 

Vinicius Vieira de Morais

Especialista em Tecnologia da Informação

Diretor Exact – TI Soluções Tecnológicas e Empresariais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *