O mundo das tintas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De coadjuvantes a protagonistas, entenda quais os cuidados na hora de escolher o item durante uma obra

Que as cores influenciam no nosso dia a dia e principalmente em nosso comportamento, todos nós sabemos. Um ambiente organizado e limpo, nos traz uma sensação de paz e tranquilidade. Um item que antes passava desapercebido na hora de uma obra ou reforma, mas agora tornou-se protagonista são as tintas. Pintar uma parede requer cuidados importantes principalmente para evitar dores de cabeça futuras. Além das inúmeras opções de cores disponíveis no mercado, as tintas também possuem espaço em feiras e exposições, a ABRAFATI SHOW é um dos eventos do segmento mais importantes na América Latina.

Para responder mais sobre o assunto, a Revista Soberana conversou com a Designer de Interiores, Tarcília Rodrigues que esclareceu dúvidas gerais sobre o assunto.

R.S: Quais os cuidados que devemos ter ao pintar uma parede?

T.R: Primeiramente, para pintarmos uma parede é necessário verificarmos se a parede escolhida possui algum tipo de infiltração ou sujeira. Caso tenha, esse tipo de problema pode comprometer o resultado final da pintura.

Tarcília Rodrigues na suíte Império do Palácio Motel - Foto: Nina Ramos/Divulgação
Tarcília Rodrigues na suíte Império do Palácio Motel – Foto: Nina Ramos/Divulgação

R.S: Qual a melhor forma de escolher a tinta certa?

T.R: A escolha da tinta é um passo muito importante em uma obra. Devemos levar em consideração os seguintes pontos.

Verificar o estado da superfície para escolher a tinta mais adequada. Superfícies na qual o reboco não está em bom estado ou possui algum dano como infiltrações, não se recomenda tinta com acabamento acrílico.

O tipo de tinta a ser utilizada pode ser definida conforme a necessidade da área, por exemplo se o espaço necessita de uma tinta lavável, a melhor opção é uma tinta acrílica.

R.S: Quais os tipos que existem hoje no mercado?

T.R: Existem diferentes tipos de tintas no mercado sendo as mais utilizadas no mundo de design de interiores a tinta latéx, acrílica, esmalte, epóxi, poliuretano e verniz.

– A tinta látex possui como base a água que garante facilidade na hora de limpar a parede, mas essa limpeza deverá ser feita apenas com pano úmido, porém não podendo esfregar a superfície. O látex não é indicado para áreas molhadas e possui apenas o acabamento fosco.

– A tinta acrílica possui secagem rápida, é solúvel em água, mas diferente do látex possui resinas acrílicas em sua composição permitindo a pintura características impermeáveis. Por esse motivo o acabamento acrílico é o preferido para ambientes externos e ambientes internos que necessitam dessa característica. O acrílico possui 3 acabamentos: fosco, acetinado e semibrilho.

– A tinta esmalte é uma tinta sintética utilizada em acabamentos como ferro e madeira, não indicada para paredes, pois pode surgir bolhas e descascamentos.

– As tintas epóxi, poliuretano e verniz se assemelham pela aplicação em área molhadas. A poliuretano indicada também para áreas submersas como pintura interna de uma caixa d’água. O verniz é usado em acabamentos como a madeira presente em áreas externas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

R.S:  Como uma parede bem pintada pode interferir no ambiente?

T.R: Uma parede bem pintada com a tinta e o acabamento certo em conjunto com a escolha ideal do mobiliário são pontos importantes e essenciais para garantir o sucesso do ambiente e torná-lo mais agradável.

R.S: O que devemos levar em consideração na escolha das cores para ambientes? (Cores claras são mais adequadas para quais tipos de ambientes? E as cores escuras?)

T.R: Não existe regra para a escolha de tons claros e escuros, mas sim, deve existir um bom senso.

A escolha da cor e do tom traz sensações ao ambiente, seja para ampliar o local ou dar a sensação de aconchego. É comum pensarmos em tons claros para transmitir a leveza aos espaços, mas é possível usar tons escuros sem perder as características desejadas pelo cliente.

Os tons escuros trazem um ar de sofisticação e quando são corretamente utilizados, não passam a sensação de ambientes menores. É necessário encontrar um equilíbrio e um cuidado com o uso da iluminação e do piso do ambiente para não passar uma sensação de ambiente sombrio.

É importantíssimo que este trabalho seja realizado com a ajuda de um profissional da área, para que seu projeto fique com o seu estilo e com a cor certa.

Tarcília Rodrigues

Graduada em Designer de Interiores

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo

Participação em duas CasaCor Minas Gerais – Edições Uberlândia

Organizadora Mostra Bistrô Design – Julho 2015

Premiações Melhores do Ano – Núcleo ElloAD anos 2017, 2018, 2019

Premiações Melhores do Ano – Metropolitano anos 2016, 2017, 2018, 2019, 2020

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *