Vivi Festas, especialista em decoração dá dicas sobre como fazer um evento perfeito dentro de casa
Uma pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) feita em 2020 revelou que apenas 30% dos brasileiros se reuniram presencialmente com amigos e familiares no fim do ano. Com o avanço da vacinação, em 2021, a expectativa é que esse número aumente significativamente.
Com o retorno dos encontros, as pessoas estão entusiasmadas para finalmente conseguirem celebrar o fim do ano. Para quem vai fazer eventos em casa, sejam corporativos, familiares ou apenas confraternização amigáveis, a decoradora de festas Viviane Martins, proprietária da Vivi Festas, dá dicas perfeitas para não errar.
De acordo com a decoradora, é interessante que os eventos feitos em casa tenham muitos detalhes, assim o anfitrião demonstra cuidado ao convidado. “Uma dica é a mesa posta com cadeira ou mesa marcada com o nome do convidado. A pessoa chega e tem o nome dela no lugar, isso gera um sentimento de cuidado muito grande para quem está na festa”.
Outros detalhes que fazem toda diferença na decoração são as flores e plantas. Vivi indica que o anfitrião escolha arranjos naturais, tanto para mesa do buffet quanto para as mesas que os convidados estarão sentados. “Outra dica legal para o Réveillon são as folhagens pintadas. Você pode pegar a folha natural e pintar com spray prata ou dourado. Dá para fazer um mix de folhas de arranjo com folhas pintadas. É lindo e supereconômico”.
Sobre valores para fazer um lindo evento em casa, Viviane diz que tudo depende do que o anfitrião pretende investir, mas que ele deve desembolsar em média de R$50 a R$100 por convidado.
Para quem está querendo economizar, a dica é fazer decorações manuais. “Dá para fazer algo bem legal usando garrafas com velas. Acho que iluminação nessa noite de Réveillon e Natal representa luz para o próximo ano. E o custo disso fica bem baixo”, aconselha Vivi.
Para quem não quer errar no posicionamento dos copos e talheres da mesa posta, a decoradora explica onde cada coisa deve estar. “Os copos são sempre posicionados à direita do prato. Primeiro o de água na diagonal, descendo o copo de vinho e na diagonal subindo é o copo de champanhe. Faca sempre do lado direito com o corte para dentro. Junto do prato a faca de mesa e depois a de sobremesa, do lado esquerdo o garfo de mesa encostado no prato e o garfo de sobremesa, a colher na parte superior com a ponta para esquerda e o guardanapo do lado esquerdo”, explica.
O último alerta de Vivi é sobre as normas de segurança contra Covid-19. Ela afirma que eventos em ambientes fechados e pequenos nesse momento são indicados apenas para poucos convidados. “Não tem problema fazer festas em ambientes pequenos, mas a pandemia ainda não acabou, então temos que nos preocupar em ter ambientes bem ventilados ou até abertos”.
Darah Gomes I Redação