Dia dos Namorados: recomendação de familiar ou amigo tem peso maior na escolha das compras

No Dia dos Namorados, recomendação de familiar ou amigo tem peso maior na escolha do que qualquer outro tipo de propaganda, revela pesquisa
No Dia dos Namorados, recomendação de familiar ou amigo tem peso maior na escolha do que qualquer outro tipo de propaganda, revela pesquisa
(Imagem: Reprodução)

Dia dos Namorados: recomendação de familiar ou amigo tem peso maior na escolha das compras

Segundo a The Insiders, responsável pelo levantamento, as pessoas sentem-se mais seguras ao decidir uma compra no Dia dos Namorados quando há indicação de pessoas próximas

O instagram é, de longe, uma das plataformas sociais com maior taxa de engajamento. E pudera: une fotos, vídeos, textos e música. Para quem quer vender ou fazer negócios, a rede pode e deve ser usada como vitrine. Mas, ao associar a plataforma com negócios, logo se imagina em grandes digital influencers e celebridades representando a marca; o que, de fato, pode ocorrer. O que é preciso analisar, a tiracolo, é o quanto essas pessoas, com milhões de seguidores, cumprem o papel de entregar performance em engajamento e vendas.

A The Insiders, empresa de marketing que conecta marcas a pessoas reais, revelou em pesquisa recente que 89% dos entrevistados consideram a opinião de amigos e familiares de grande importância na hora de decidir o que dar de presente no Dia dos Namorados e 45% disseram que usam o instagram de pessoas próximas como fonte de inspiração real no ambiente online. Os dados foram compilados entre os dias 17 e 24 de maio, com quatro mil pessoas, e revelam também que, para um momento tão pessoal, como a próxima data, 97% consideram presentear o parceiro com uma experiência e 87% dão importância para presentes que ambos possam usufruir.

As marcas precisam avaliar suas estratégias e investir em quem, mais do que estar alinhado com seus valores, consiga reverter em vendas e se posicionar no mercado. “Diante do que temos hoje, apostar em pessoas reais, que transmitem suas opiniões de forma sincera, conta muito ao internauta. Ações com envolvem celebridades podem dar um tom mais de comercial e persuasão, o que, para as pessoas comuns, não representa o que elas são. É preciso, cada vez mais, se aproximar do público e nada melhor do que pessoas reais falando com pessoas reais”, afirma Joel Amorim, diretor da The Insiders.

Para o executivo, dados como esses revelam a importância de se repensar o posicionamento que as empresas adotam, sobretudo em grandes datas de varejo. “Desde o início da pandemia, o comércio online cresceu exponencialmente e se manterá assim, já que representa maior conforto e praticidade. E, assim como as compras já estão digitalizadas, a forma como as pessoas se informam também está.

As marcas precisam estar no ambiente online e sendo assertivas em suas estratégias. Estar por estar ou sem um bom direcionamento é um baixo retorno sobre investimento. Essa expertise precisa se fazer presente”, conclui Amorim. Na pesquisa, 81% dos entrevistados pretendem fazer compras online e 88% afirmam que as informações, juntamente às avaliações de usuários, são levadas em consideração na hora de escolher de qual fonte comprar.

Revista Soberana

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