Obra do Viaduto na Avenida dos Municípios é iniciada em Uberlândia
Projeto beneficiará diretamente mais de dez bairros e 70 mil veículos que passam diariamente pelo local
Uberlândia tem várias obras em andamento e uma delas é a construção do viaduto da Avenida dos Municípios que passa sobre a Avenida Rondon Pacheco. A obra ligará os bairros Patrimônio e Tabajaras, e beneficiará diretamente mais de dez bairros, além de 70 mil veículos que passam pelo local diariamente, servindo como importante elo entre as regiões central e sul da cidade. A obra também proporcionará maior fluidez por aquele trecho diariamente, com transposição direta sobre a Avenida Rondon Pacheco. Melhoria que beneficia diretamente as seis linhas do transporte público que passam pelo local todos os dias, transportando aproximadamente 25 mil passageiros no período anterior à pandemia.
A obra é mais um anúncio do programa Integrada l, concretizado entre 2009 e 2012 e tem um contrato no valor de aproximadamente R$ 7 milhões financiado pelo Ministério das Cidades por meio do Pró-Transportes. A empresa licitada responsável pelas obras é a Grada Construtora LTDA e a fiscalização dos trabalhos está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Obras.
“Sabemos da demanda que existe naquela região para que o tráfego fosse melhorado e a situação será resolvida. Além de retirar o gargalo criado pelo fluxo de veículos naquele cruzamento, o ganho no tempo de viagem para quem passa pelo local, principalmente com o transporte público, será muito importante. Mesmo com as dificuldades enfrentadas neste município, sigo trabalhando para que Uberlândia avance junto com a qualidade de vida do nosso povo”, disse o prefeito Odelmo Leão sobre o viaduto.
O viaduto terá cerca de 215m e quatro faixas de rolamento (duas para cada sentido da via). Ele está sendo erguido na Avenida dos Municípios, entre a Rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a Rua Triângulo Mineiro, no bairro Patrimônio.
Obras em Uberlândia
Além do Viaduto na Avenida dos Municipios, Uberlândia tem várias obras em andamento através do programa Uberlândia Integrada I e II.
O programa “Uberlândia Integrada” foi lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão e contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como prolongamento da Avenida Anselmo Alves do Santos, a construção da ponte Cícero Naves de Ávila, o corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo
A etapa II do programa, retomada em 2018, prevê um investimento de mais de R$ 140 milhões em mobilidade em todas as regiões da cidade. Estão sendo executadas várias intervenções viárias pela cidade, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 quilômetros de recapeamento de vias.
Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá – RJ