Rafael Cortez lança stand-up gravado durante a pandemia
Realizado em plena pandemia imposta pela Covid-19, a gravação de Antivírus, o Show é o primeiro e único registro de um solo de comédia em formato de Drive-In. Cortez gravou em outubro de 2020, seguindo todos os protocolos de saúde e com equipe reduzida. O especial serve como registro de uma época e faz menção direta ao impacto do Isolamento Social em nossas vidas, especialmente o imposto na primeira fase da Pandemia. A exibição foi lançada nesta quinta-feira, 8, no canal de Rafael Cortez no Youtube, e tem aproximadamente 50 minutos de duração.
Com 13 anos de estrada como comediante stand-up, Rafael Cortez já se apresentou com dois solos de humor por todo o território nacional e também por cidades do México, EUA e Japão. Vendo a necessidade do Isolamento Social, Cortez teve a seguinte idéia: Fazer um novo show de comédia stand-up abordando apenas os aspectos curiosos e divertidos de estarmos todos em confinamento. O novo especial de Cortez ganhou o nome de antivírus, o show para reforçar a ideia de que a comédia pode e deve funcionar como um antídoto em um momento tão delicado como o que vivemos.
Nos temas abordados no Especial, entram insights e reflexões divertidas e leves sobre aspectos comuns a todos dentro do Isolamento Social: o quanto não sabemos limpar nossos lares direito, como é lidar com crianças em confinamento cheias de energia, o tanto de “lição de casa” para a criançada e a dificuldade que temos de ensinar no lugar dos professores, como nossos avós querem sair e não podemos deixar, como estamos nas janelas de casa futricando a vida dos vizinhos, o tanto que a Natureza está feliz com a reclusão do homem, nosso relacionamento com nossos pets, agora que ficamos tanto tempo dentro de casa e as dificuldades do home-office.
Sem previsão de retomadas das atividades de palco, Cortez testou piadas desde a primeira semana do Isolamento Social, em março de 2020, em lives no seu Instagram e em seu Facebook. E como em grandes noites de testes, por vários domingos do primeiro semestre do ano passado, às 20hs, Rafael Cortez apresentou textos, excluiu o que não funcionava, adicionou ideias novas surgidas da audiência e aperfeiçoou outras com feedbacks do público. Todo esse processo inovador conferiu a Cortez o desafio de criar um solo sem ouvir risadas, sem medir êxitos de piadas com aplausos e sem qualquer outra reação da plateia, que existia apenas virtualmente. “Minha expectativa para esse especial é a mesma, sempre: poder, com tudo que faço, atingir as pessoas e trazer alguma alegria, emoção ou mudança positiva para suas vidas”, afirmou o comediante.
Antivírus, o Show foi gravado no Drive-In Open Air de um shopping de São Paulo, em 11 de outubro de 2020, em única sessão. Cortez se utilizou da experiência adquirida em 12 apresentações durante a Pandemia em Drive’s envolvendo São Paulo, Recife e Londrina. Além disso, foram dezenas de Lives em suas redes sociais para esquentar para o show, e mais de 12 apresentações fechadas para empresas diversas como atração on-line em eventos.