Dentro da Programação do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia, que será realizado entre os dias 26 e 31 deste mês, um bate-papo virtual promete reunir artistas e público, no domingo (28), às 19 horas, no YouTube. Todos os artistas selecionados para participarem do Festival estarão presentes numa live, que contará com a presença do ator e diretor de teatro, Abílio Tavares, uberlandense que reside na cidade de São Paulo-SP.
O encontro tem como objetivo falar sobre o desafio de criar e produzir arte em plena pandemia da Covid-19. “A nossa ideia é realizar uma integração entre os selecionados e também ouvir a experiência do nosso convidado Abílio Tavares”, destaca uma das organizadoras do festival, atriz e co-fundadora do Grupontapé, tradicional companhia de teatro de Uberlândia-MG que realiza do 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia com a Escola Livre do Grupontapé.
Segundo Katia Bizinotto, a expectativa deste bate-papo é excelente. “Nós convidamos o Abílio Tavares para estar conosco, por ser um profissional natural de Uberlândia, mas que ganhou reconhecimento em outros estados brasileiros, e atualmente está com um espetáculo virtual, com sessões ao vivo, pelo YouTube. Um exemplo de profissional que se reinventou para continuar fazendo teatro neste período de pandemia no país”, destaca.
O espetáculo que Abílio Tavares apresenta na internet é Todo Mundo quer Ser Dona Margarida (?) no canal A Dona Margarida Oficial, sempre aos sábados e domingos, às 20 horas. A temporada finaliza no dia 28 de março.
Festival Cenas Curtas
O 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia foi realizado em duas etapas pela primeira vez: municipal e estadual. Além da oportunidade de apresentar-se no 9º Festival Cenas Curtas, os artistas ou grupos de cada cena selecionada receberam um cachê de R$ 1.300,00. Um incentivo para a cultura, neste momento de pandemia.
Com a classificação do estado de Minas Gerais na “onda roxa” da pandemia da Covid-19, todas as apresentações serão virtuais, transmitidas pelo canal do Grupontapé no YouTube, sempre às 19 horas.
O objetivo do projeto é um estímulo à criação e a difusão das artes cênicas no estado de Minas Gerais. Segundo a diretora do Grupontapé, Katia Bizinotto em 2020 com os recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PMIC e patrocínio de algumas empresas da cidade, foi divulgado o edital apenas para os artistas de Uberlândia, e com a Lei Aldir Blanc o Grupo pode estender o projeto para todo o estado e privilegiar os artistas mineiros. “Nós já inovamos as nossas ações ao longo de 2020, levando-as para as plataformas digitais. É uma estratégia que tem dado certo e, pelo menos, mantém-nos em atividade. Portanto, o nosso tradicional Festival de Cenas Curtas, que era realizado em Uberlândia, agora também será em nível estadual, virtualmente, confirmando o nosso propósito de fomentar a cultura e a arte na sociedade, gerando oportunidade para que outros grupos e artistas também permaneçam fazendo arte”, destaca.
Serviço – Bate-papo virtual com os artistas do 9º Festival Cenas Curtas
Quando: 28 de março
Horário: 19 horas
Onde: Canal do Grupontapé no YouTube
Serviço – 9º Festival Cenas Curtas de Uberlândia
Quando: 26 a 27 – Etapa Municipal
28 a 31 – Etapa Estadual
Horário: Sempre às 19 horas
Onde: Canal do Grupontapé no YouTube
Inscrições oficinas: https://forms.gle/xdknhJt1qH8Kexeh9
Grupontapé lança videopeça “Questão de Hábito” sobre o impacto da Covid-19 na vida da população