Nesta segunda-feira, 22, é comemorado no mundo inteiro o Dia da Água. Para celebrar a data, a Revista Soberana vai trazer algumas dicas de como economizar esse recurso tão importante para o planeta Terra.
A data comemorativa foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da água e a necessidade de não acabar com esse recurso. Um levantamento da mesma organização, mostrou que cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa chega a mais de 200 litros por dia.
Para descobrir as melhores dicas de economia, a Revista Soberana conversou com a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE). Confira as dicas passadas por eles:
No banho
O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo. A economia é ainda maior se, ao se ensaboar, você fechar o registro. Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se você fechar o registro ao se ensaboar, e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45 litros. A redução é de 90 litros, o equivalente a 360 copos com 250 ml.
No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos e com o registro meio aberto, são gastos 45 litros e 15 litros, respectivamente. A redução é de 30 litros.
Ao escovar os dentes
Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros.
Ao lavar o rosto
Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é não demorar! O mesmo vale para o barbear: em 5 minutos gastam-se 12 litros. Com economia, o consumo cai para 2 a 3 litros. A redução é de 10 litros, suficiente para manter-se hidratado por pelo menos 5 dias!
Ao dar descarga
O vaso sanitário não deve ser usado como lixeira ou cinzeiro e nunca deve ser utilizado à toa, pois gasta muita água. Deve-se também evitar jogar papel higiênico no vaso sanitário, tanto para evitar uma demanda maior de água, como para evitar entupimentos. Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Por esta razão, deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os vazamentos assim que forem notados.
Alternativas ecológicas
Desde 2001 há à venda no mercado vasos sanitários que gastam apenas 6 litros por descarga, e vasos sanitários com caixas acopladas que gastam entre 3 e 6 litros por descarga, dependendo da finalidade de sua utilização. Sempre que possível, deve-se substituir os vasos sanitários antigos pelos atuais, muito mais econômicos. O valor gasto na substituição é compensado pela redução do consumo e, consequentemente, da conta de água.