Nesta sexta-feira, 19, foi publicado no Diário Oficial de Uberlândia que a Secretaria Municipal de Educação, em cumprimento às medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, determinou a antecipação para o mês de março de 10 dias de recesso escolar previstos para julho. Dessa forma, toda a Rede Municipal de Educação permanecerá com as atividades suspensas, incluindo as aulas remotas, no período de 22 a 31 de março.
De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, a medida visa garantir maior segurança para os profissionais da educação e contribuir com a aplicação das normas sanitárias de prevenção e combate à disseminação da Covid-19 constantes no decreto municipal nº 19.042, de19 de fevereiro, sem prejuízo ao número de dias letivos definidos pelo calendário escolar.
Mesmo com a suspensão das aulas presenciais, seria preciso manter escolas abertas para possibilitar a continuidade de acesso das famílias dos estudantes ao Plano de Estudo Tutorado (PET) na versão impressa, uma vez que nem todos podem seguir com os estudos remotos pela internet. Tanto a elaboração desse material quanto o processo para a entrega aos pais e responsáveis demandam o comparecimento presencial de servidores. As aulas remotas estão suspensas desde 22 de fevereiro por esse motivo.
A Secretaria de Educação comunicou ainda que os três dias remanescentes do recesso escolar antecipado (referentes aos dias 29, 30 e 31 de julho) serão disponibilizados em outro momento, quando da reorganização do calendário escolar.