O significado por trás dos looks usados na posse de Joe Biden
“A forma com que nos vestimos diz muito sobre nós”
O começo da tarde de quarta-feira 21 de Janeiro foi bem agitada no mundo todo, o dia da posse do 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O evento foi uma marco na história norte-americana e contou com diversas mulheres que representam uma nova era do país, com mais diversidade e pluralidade. A eleita para cantar o hino nacional foi ninguém menos do que Lady Gaga que, inclusive, roubou a cena com um vestido exclusivo (e nada básico) da grife Schiaparelli. A cantora Jennifer Lopez também foi outra celebridade que marcou presença na posse com direito a um discurso emocionante feito em espanhol.
Mas foi Kamala Harris, Michelle Obama e Amanda Gorman que nos roubaram a atenção com suas produções elegantes, que estavam muito à frente da estética, cheias de simbolismo. Abaixo, te conto mais sobre os looks das famosas e todos os detalhes sobre eles.
Joe Biden
A forma com que nos vestimos diz muito sobre nós. E a prova disso é a escolha do presidente norte-americano eleito Joe Biden para seu terno para a posse da presidência norte-americana. Na ocasião, Biden usou sobretudo e terno, amobos da Ralph Lauren, um dos maiores nomes da moda americana. A abordagem de Ralph Lauren para a diversidade, pauta que traz muitas discordâncias entre Biden e o ex-presidente Trump, diz muito sobre o posicionamento político-social do presidente eleito para os próximos 4 anos. E com certeza ele quis exteriorizar isso em seu look. A cor do terno escolhido foi azul marinho, além de uma gravata azul clara, a cor de seu Partido Democrata. Todos os outros ex-presidentes presentes — Barack Obama, Bill Clinton, e o republicano George W. Bush — também vestiram gravatas azuis.
Jill Biden
Num dia marcante para a história dos Estados Unidos da América, a indumentária de Jill Biden não escapou aos olhares dos mais atentos. A primeira-dama optou por usar um vestido e casaco azul. Um look feito à medida de Jill com a assinatura da designer americana Alexandra O’Neill, fundadora da marca Markarian. Uma escolha que segue a tradição de outras primeiras-damas, que pretendem dar a conhecer novos estilistas ou transmitirem mensagens políticas. O look simples e elegante esconde um significado muito especial. A cor azul foi escolhida para simbolizar confiança e estabilidade, revelou a marca. As joias escolhidas um conjunto adornado com cristais Swarovski, de modo a refletir a luz segundo alguns especialistas tinham o objetivo de transmitir uma mensagem política, dado que o país vivia um momentos de tensão, após o Capitólio ter sido atacado por apoiantes de Donald Trump.
Kamala Harris
A vice-presidente americana Kamala Harris escolheu um look de Christopher John Rogers para sua posse. O roxo, escolhido por Kamala – e também por Hillary Clinton – carrega um simbolismo gigante e um profundo significado. Estudiosos da moda especulam que a escolha da cor foi feita à dedo, para representar a união do bipartidarismo americano, representando uma América mais unida, pois se combinarmos o azul do Partido Democrata com o vermelho do Partido Republicano, temos o roxo. Além do modelo ter ficado lindo.
Lady Gaga
Responsável por cantar o hino nacional dos EUA, Lady Gaga usou um vestido de alta costura da marca Schiaparelli, feito especialmente para a posse. Com inspirações diretas na bandeira americana, o vestido de Gaga deu o que falar durante a cerimônia.
Michelle Obama
Michelle Obama entregou definitivamente um dos mais marcantes looks das famosas na posse de Joe Biden. A ex-primeira dama apostou numa produção de um de seus designers favoritos, Sergio Hudson, com um look monocromático impecável e sofisticado.
Amanda Gorman
Amanda Gorman fez história ao se tornar a mais nova poeta a participar de uma posse presidencial americana. Para seu momento histórico, Amanda foi inteiramente de Prada e usou as tranças no cabelo como forma de resistência e diversidade. O poema original apresentado na cerimônia homenageava o legado de outras poetas negras que participaram de antigas posses. Vale dizer, também, que os pares de brincos usados pela jovem foram presente de Oprah Winfrey, fã declarada dela.
Jennifer Lopez
A cantora foi convidada para fazer uma performance especial de dois clássicos da música americana, This Land Is Your Land e America the Beautiful. O look de J-Lo era inteiro Chanel, da coleção de Outono 2020, e foi inspirado nas sufragistas da década de 20. De origem porto-riquenha (apesar de ter nascido e crescido em Nova Iorque), a cantora representou tudo aquilo que foi tão desencorajado pelo governo anterior e finalizou sua aparição com um lindo discurso feito inteiramente em espanhol.
Estilo foi o que não faltou na posse americana né!
Nando Medeiros – Publicitário, produtor de eventos , Digital Influencer, criador do portal de moda lifestyle fashionando e ganhador da 1ª edição do Reality “Se vira” da TV Paranaíba 2020
Pingback: Thássia Naves lança 1ª marca de roupas esportivas | Revista Soberana