Não desperdice sua crise

“O que Deus permite, Ele o faz por uma razão”, explica o pastor ao falar sobre crise

Não desperdice sua crise

“O que Deus permite, Ele o faz por uma razão”
“O que Deus permite, Ele o faz por uma razão”, explica o pastor ao falar sobre crise

Como você responde a uma crise? Em algum momento, todos nós vamos enfrentar dificuldades, perdas e circunstâncias dolorosas. Mas, o nosso Pai Celestial sempre tem um propósito para a adversidade em nossas vidas e podemos “lucrar” com isso se respondermos corretamente.

Crise significa um momento de riscos e ameaças, mas também podemos estar diante de uma grande oportunidade na vida. Aliás, a maioria dos grandes momentos vêm junto com uma crise ou causa uma. A questão não é se passaremos por crises porque, em algum momento, em diferentes intensidades, elas virão. A questão é como não desperdiçá-las e transformá-las em grandes oportunidades.

Você desperdiçará sua crise caso não creia que foi planejada por Deus

Não diga que Deus apenas usa uma crise, mas que não a planeja. Ele mesmo disse “Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito! Planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-vos esperança e um futuro melhor.’’ Jr.29:11. O que Deus permite, Ele o faz por uma razão, que é o Seu propósito. Por ser Deus infinitamente sábio, é correto chamar este propósito de plano. Se você não crê que sua crise foi planejada por Deus, você a desperdiçará.

Você desperdiçará sua crise caso procure conforto em suas chances ao invés de procurá-lo em Deus

O plano de Deus em relação à sua crise não é treiná-lo no cálculo de chances racionalistas e humanas, mas derrotar a autoconfiança em seus esforços próprios para você confiar completamente nEle. “Alguns confiam nos seus carros de guerra, e outros, nos seus cavalos, mas nós confiamos no poder do Senhor, nosso Deus. Salmo 20:7

Você desperdiçará a sua crise caso pense que “vencê-la” significa sobreviver e não aproximar-se de Cristo

Os planos de Deus para sua crise são de aprofundá-lo no amor a Cristo. Ela não vencerá se você morrer, mas apenas se falhar em aproximar-se de Cristo. O plano de Deus é satisfazê-lo com a suficiência nEle.

Você desperdiçará sua crise caso gaste muito tempo lendo sobre ela e não o suficiente a respeito de Deus

Não é errado ler sobre o problema que você está enfrentando. Ignorância não é virtude. Mas, o desejo de saber mais e mais, e a falta de zelo pelo conhecimento contínuo de Deus é sintomático. O objetivo da crise é acordar-nos para a realidade de Deus. “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os.6:3), acordar-nos para a verdade bíblica: “O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas” Dn 11:2.  Que desperdício lermos dia e noite sobre a nossa crise ou problema, seja ele qual for, e nada a respeito de Deus.

Você desperdiçará sua crise caso se isole em vez de aprofundar seus relacionamentos manifestando afeição

Esse é o tipo de coração que Deus pretende criar com a crise: um coração profundamente afetivo e preocupado com as pessoas. Não desperdice sua crise voltando-se para si mesmo e se isolando das pessoas.

Você desperdiçará sua crise caso se entristeça como quem não tem esperança

O apóstolo Paulo usa essa expressão para designar pessoas cujos entes queridos haviam morrido: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança” (1Tes. 4:13). Existe tristeza na morte. Mas, para o cristão é um sofrimento diferente — é permeado pela esperança: “Desejamos antes estar ausentes deste corpo para estarmos presentes com o Senhor” (2Cor. 5:8). Não desperdice sua crise ficando triste como quem não tem em seu coração a verdadeira e viva esperança da vida eterna nos céus.

Você desperdiçará sua crise caso falhe em utilizá-la como meio de testemunhar o socorro que podemos obter por meio de Cristo

Os cristãos nunca se encontram em determinado lugar por acidente. Existem razões pelas quais somos levados para onde estamos. Considere o que Jesus diz sobre circunstâncias inesperadas e dolorosas: “… isso vos acontecerá para que deis testemunho” (Lucas 21:12-13). Assim também é com a sua crise. Essa será uma oportunidade para testemunhar. Cristo é infinitamente digno. Aqui está uma oportunidade de ouro para mostrar que Jesus vale mais que a vida. Não a desperdice.

Finalmente lembre-se de que você não foi deixado sozinho; sempre terá a ajuda necessária: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Fp 4:19).

Estou orando por mim e por você para que não desperdicemos nossas crises. Deus te abençoe!

Honório Jr – Pastor da Segunda Igreja Presbiteriana de Uberlândia e colunista da Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *