Medidas ajudam a evitar o nervosismo, a ansiedade e a falta de discernimento imediato acarretem resoluções equivocadas
A prevenção é a melhor forma de controlar a disseminação do COVID-19 dentro dos condomínios. Por esse motivo, elaborar e executar um plano de contingência para o enfrentamento da doença pode salvar negócios, comunidades e vidas. Basicamente esse plano é composto por uma série de ações que devem ser tomadas em situações emergenciais, como é o caso da pandemia. Ele traz orientações e regras de forma prática para evitar que o nervosismo, a ansiedade e a falta de discernimento imediato acarretem em resoluções equivocadas.
Para preservar a saúde de seus funcionários e auxiliar síndicos durante a calamidade pública, o Grupo Soberana desenvolveu um programa sólido e detalhado que contempla desde medidas sanitárias até campanhas de conscientização dentro dos edifícios. Seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, o grupo adotou internamente o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), a distribuição de álcool em gel 70% para assepsia das mãos e higienização de todas as suas dependências, a adesão do trabalho remoto por parte dos profissionais e o atendimento virtual ao público.
Já a equipe de campo, responsável por serviços essenciais, como limpeza, portaria, manutenção e jardinagem, reforçou os procedimentos básicos de segurança para minorar o risco de contaminação, como o aumento da frequência de higienização de corrimões, interfones, botões e portas de elevadores, disponibilização de dispensers de álcool em gel em áreas comuns, o uso obrigatório de EPIs e a fixação de cartazes informativos nos condomínios. Esses profissionais que trabalham na linha de frente também recebem acompanhamento psicológico e capacitações online para contribuírem com a quarentena de forma ética, tranquila e sem pânico.
Além dos serviços básicos essenciais, os clientes Soberana contam com suporte jurídico, contábil e administrativo para que a gestão financeira não seja tão prejudicada com os impactos econômicos que já são uma realidade na vida de milhões de brasileiros. O Grupo Soberana também traçou um planejamento de comunicação pautado na atualização dos últimos decretos do poder público, em dicas preventivas para moradores e diretrizes para síndicos evitarem aglomerações em áreas comuns, controlarem o caixa do condomínio, monitorarem o índice de inadimplência e tomarem decisões com autonomia e segurança jurídica. A ideia é disseminar a mesma transparência que faz parte do nosso propósito na vida daqueles que estão em isolamento social ou têm que tomar resoluções de forma imediata. O momento é de cuidado. O Grupo Soberana está aqui por você!
Douglas Davi Pena | Presidente da Comissão de Direito Imobiliário de Uberlândia; especialista em Direito da Administração Pública e em Administração de Imóveis; Professional Self Coach; proprietário do Escritório de Advocacia Davi Pena Advogados Associados e Diretor executivo do Grupo Soberana.